SMS
Divulgação SMS/PMPA
Código: 131085
Porto Alegre, RS 16/03/2024 Criar e implementar uma política nacional de mediadores interculturais em setores estratégicos da administração pública e prestadores de serviços públicos está entre as 30 propostas eleitas na etapa estadual da 2ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar). De modo geral, as propostas tiveram ênfase na busca de direitos fundamentais da população migrante, na desburocratização de processos e no enfrentamento a violações de direitos. O encontro ocorreu sábado, 16, na Câmara Municipal de Porto Alegre, primeira cidade a ter mediadores interculturais para auxiliar na comunicação e interação entre migrantes e profissionais de saúde no SUS.
A plenária final da conferência elegeu oito delegados e delegadas, sendo seis deles migrantes, como o mediador intercultural venezuelano Gabriel Lizarraga, que atua na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A assessora técnica da área, Rita Buttes, e o mediador intercultural haitiano Jean Junior Theveninn, também participaram do debate. Foto: Divulgação SMS/PMPA
O uso das fotos produzidas pela Agência Porto Alegre é livre. De acordo com a legislação em vigor, é obrigatório registrar o crédito.
ex.: Nome do Fotógrafo / PMPA